11 de dezembro de 2008

Conhecendo A Posição - QB, o General

O melhor que eu vi jogar

Essa coluna eu vou explicar a fundo como funciona cada posição do jogo ou ao menos as mais importantes, começando pela posição mais importante do jogo todo, o Quarterback, nossos generais em campo e como eles funcionam, qual o papel dele, o jeito que ele lê a defesa, as jogadas, as mudanças e a sua influência dentro de um jogo de futebol americano.

O QB é conhecido como o general em campo pois ele comanda as jogadas do ataque, ele avisa qual vai ser e escolhe junto do técnico e coordenador ofensivo do time qual jogada eles vão executar, se vão pra tentar o jogo corrido ou vão pelo alto com algum passe, após isso ele através da formação escolhida e após avisar o time eles se posicionam na linha de scrimmage para começarem a jogada. O QB chama o snap falando "hut" alto, uma ou mais vezes dependendo de como foi combinado durante o huddle(reunião dos jogadores no campo antes da jogada) e assim a bola entra em jogo. Muitas vezes, o ataque tenta fazer a defesa fazer uma falta com essas enganadas no número de vezes que o "hut" é falado, causando offsides, que é quando um jogador da defesa atravessa a linha de scrimmage antes do inicio da jogada e não volta antes do inicio de fato acontecer, ou então causar o encroachment que é quando o jogador da defesa encosta algum jogador do ataque.

Porém isso pode acabar saindo pela culatra e eles sofrerem um false start, dado por algum jogador da linha defensiva estar posicionado ja para a jogada e acabar se movendo iniciando a jogada antes do snap.
Além dessa função de colocar a bola em jogo, o QB também pode executar os audible, que serve para mudar a jogada após o time estar posicionado na formação combinada, isso é usado quando se é percebido alguma coisa na defesa, por exemplo quando eles vão pra blitz para tentar parar o jogo corrido e assim o QB chama uma jogada de passe pois vai pegar a defesa despreparada para parar uma jogada assim. Durante o audible é feito vários gestos, muito deles falsos para enganar a defesa também e as vezes até a formação da jogada pode ser mudada com um audible bem feito pelo QB. Com a bola em maõs, o QB tem que ler a defesa adversária e enxergar onde está o recebedor mais livre ou que vai conseguir se livrar para ele poder lançar a bola em sua direção, ele tenta fazer isso antes de ser derrubado, perdendo jardas através de um sack e assim dificultando a sua vida no objetivo de conseguir a descida de ataque.

Caso o QB perceba que não há jeito de nenhum recebedor conseguir pegar a bola, ele pode se livrar dela, porém para fazer isso ele tem que tomar cuidado, pois se estiver dentro do pocket(área que fica entre o ombo direito do guard da direita e o ombo esquerdo do guarda esquerda) ele só pode fazer isso jogando a bola para onde há algum jogador que possa fazer a recepção e se ele estiver fora do pocket, ele pode jogar a bola para onde bem entender.



E por fim, durante a leitura da defesa se ele perceber que ele pode conseguir correr e alcançar boas jardas, o QB pode tentar fazer isso e essa jogada recebe o nome de Scramble, quando ele sai correndo, seja para os lados ou para a direita, esse nome é atribuido a jogada para indicar que o QB está se movimentando para tentar enganar a defesa, ganhar tempo para o passe ou tentar correr com a bola para a descida. Muitos QBs tem essa qualidade da corrida com eles, um exemplo é o Vick que quando ainda jogava, tinha como maior qualidade as corridas em vez dos passes e o Donavan McNabb faz isso relativamente bem também. Isso é praticamente o trabalho do QB, mas ele faz outras coisas como entregar a bola para o Running Back começar a jogada corrida e tem que fazer isso rápido para que o RB tenha mais tempo para passar pela linha de scrimmage.

O Melhor da História?

Para finalizar, para mim o melhor QB que ja jogou, na minha opinião óbvio, se chama Joe Montana e o melhor que vi é Brett Favre, pois ele me deu essa paixão pelo futebol americano como dito no espaço ao lado.


O jogo que me fez torcer pelo Packers



Há outros grandes QBs pela história, Dan Marino, Steve Young.... mas isso é assunto pra outro dia

Um comentário:

Anônimo disse...

Great blog! Check out mine sometime ;-)

**********************************
http://nfl-merchandise.blogspot.com/
**********************************