21 de novembro de 2008

Dept Chart: - A Parte das Porradas

A Parte que sai descendo o braço em todo mundo que tenta fazer um TD

A defesa, aquela parte que deixa todo mundo com medo de jogar futebol americano por causa da velocidade e das forças das porradas, querendo ou não da um pouco de medo e você se pergunta como cara ainda levanta depois de algumas porradas quando ele da duas, três giros no ar e cai no chão, parecendo que ele vai cair e ficar por ali mesmo.

Vamos falar então dos maiores caras da defesa, a linha defensiva, composta por dois Defensives Ends(DE) cada um de um e no meio deles, dois Defensive Tackles. Esses quatro jogadores tem como objetivo principal fazer o sack, ir pra cima do QB, infiltrar-se no pocket e sair dando o sack como se o mundo fosse acabar depois dessa jogada, é o grande objetivo deles na maioria das jogadas. Porém eles também servem pra outras coisas, quando acontece uma jogada de corrida, eles as vezes saem da briga das trincheiras contra a linha ofensiva e tentam derrubar o HB para que o ataque perca jardas ou não avance demais, além de que em algumas jogadas um ou dois da linha defensiva desistem do sack e correm para trás ou ao lado para dificultar o trabalho de passe do QB, cobrindo uma área maior da jogada.

Atrás da linha defensiva, estão os Linebackers(LB), são jogadores altos e fortes, porém não tão gordos como o pessoal da linha defensiva, mas tem a mesma força de impacto. O trabalho deles é auxiliar na defesa de passes em algumas jogadas, as vezes eles correm atrás dos HB e dos TE impedindo que recebam ou então eles cobrem uma área de acordo com a jogada. São os jogadores mais versatéis ad defesa, pois correm atrás de recebedoeres e podem também ajudar no sacks, cortando pelos lados e vindo por trás do QB para fazer o sack ou então cortando por dentro em algum buraco que a linha ofensiva conseguiu criar no pocket. Além de que em jogadas de corrida, normalmente os tackles em cima dos corredores são feitos por eles, já que eles ficam mais próximos da bola que outros da defesa e tem uma vida menos dura que o pessoal da linha defensiva.

Aberto dos lados do campo estão os Cornerback(CB), que em 90% das jogadas q participam cuidam de bloquear o passe, tentar a inteceptação e atrapalhar a vida dos recebedores correndo atrás deles. Em algumas jogadas eles correm atrás de WR especifícos, normalmente o melhor CB fica marcando o melhor WR homem-a-homem tentando evitar a todo custo que ele consiga fazer uma recepção e conseguir muitas jardas para o ataque, já em outras eles cobrem uma determinada área do campo defensivo e ali tentam evitar que o passe chegue a algum recebedor. Quando não conseguem evitar o passe, eles tem que correr atras do WR e fazer o tackle a qualquer custo. Em algumas, raras, ocasiões eles são usado para ajudar no sacks em jogadas conhecida como Blitz, as vezes a defesa inteira faz o Blitz e três ou quatro jogadores cuidam dos recebedores que estiverem em campo enquanto o resto vai atrás do sack, mas há jogadas mais específicas onde apenas um dos CBs correm para o Blitz como elemento supresa e tentam o sack.

Atrás, no fundo da defesa, estão os dois Safetys, o Strong Safety(SS) e o Free Safety(FS). O SS normalmente fica marcando o lado onde os TE se alinham para ajudar na cobertura marcando eles ou então chegam mais perto da linha e ajudam a parar o jogo corrido do ataque, pois eles são mais fortes e altos que o FS e portanto um pouco mais lentos, mas eles também tem trabalhos de tentar parar o passe em algumas jogadas, ajudando a fazer marcação dupla em algum recebedor ou então marcando uma área mais ao fundo para prever o passe longo. Já o FS fica por trás da defesa observando como a jogada de passe está acontecendo e chega para dar o tackle no recebedor pouco antes dele conseguir a bola ou no momento que ele toca a bola para forçar que ele derrube o passe e o ataque perca uma descida, normalmente eles tem um trabalho de marcar uma área da defesa para evitar o passe, mas podém também marcar jogadores específicos e assim como o SS pode ajudar na marcação dupla em cima de algum recebedor. O dois safetys podem ser usado em Blitz e quando isso acontece a pressão exercida em cima do QB é alta, pois não se é esperado normalmente que um jogador de trás da defesa venha tentar o sack.

Essas são as posições da defesa, onde o objetivo é parar o ataque adversário evitando que eles consigam as 10 jardas necessárias a cada jogada e assim impedir que eles marquem pontos, as vezes conseguindo alguma interceptção e retornando-a para um TD da defesa ou então forçando um fumble, que é quando o jogador deixa a bola escapar antes de ter encostado o joelho ou as costas no gramado após sofrer o tackle. Assim então você que leu essa coluna e a passada ja tem uma visão geral de como funciona grande parte de um jogo de futebol americano.

Nenhum comentário: