19 de novembro de 2008

Dept Chart: - A Parte Legal do Jogo

A parte bonita e legal do jogo

Dept Chart vai ser o post onde eu irei explicar os 3 "times" que existem em cada equipe da NFL, o 1° é o ataque, a parte legal do jogo, onde acontece os passes, corridas, quebras de tackles e cortes humilhantes. As posições são simples de serem explicadas, o que complica mesmo é o número de formações diferentes que pode existir durante uma partida e a cada situação.

Primeira posição obviamente é o nosso querido Quarter-Back, o QB, o general, o dono do ataque. Muita gente confunde e acha que apenas o QB pode dar o passe pra frente, isso é mentira, todos podem, só que apenas um jogador a cada jogada, portanto é bom deixar quem tem o braço bom fazer isso e é o caso do QB. O trabalho geral do QB é chamar as jogadas do ataque do time, fazer os chamados audibles quando necessário para alterar a jogada depois que o time esta posto em campo, o responsavel por chamar o snap da jogada e partir, além disso o QB é o único jogador, permitido por regra, a ter um rádio no seu capacete para se comunicar com o técnico e decidir as jogadas mais rapidamentes para contar aos outros jogadores durante o Huddle, que é quando o time se junta em um circúlo antes de se alinhar na formação da jogada. Esse é basicamente o trabalho do QB fora o papel de ser o homem responsavel pelos passes para os outros jogadores e o QB que deve controlar o tempo, fazendo durante o spike(jogando a bola no chão ao lado dele de propósito) para parar o cronômetro ou jogar a bola para fora do campo, desde que quando dentro do pocket ele jogue perto de algum WR que supostamente poderia pegar o passe, fora do pocket ele pode jogar a bola para onde bem entender. Não é comum, mas alguns QB correm com a bola, são agéis como um Half-Back e saem correndo com ela para conseguir as jardas e há também a chamda formação Wildcat quando o QB se posiciona como um Wide-Receiver e ou corre para receber o passe de outra pessoa ou então apenas engana a defesa e volta para pegar a bola após a execução do snap para executar o passe.

Mas o QB não pode ficar sozinho para fazer as jogadas, ele necessita dos outros jogadores para ajuda-lo a ter tempo para o passe, de ler a defesa durante uma jogada e para isso existe a linha defensiva os Rigth e Left Tackles, os Right e Left Guards e o Center. Juntos eles são responsaveis em proteger o QB para evitar que ele seja derrubado e aconteça o sack, fazendo com que o time perca jardas. Essa área de proteção deles é o chamado pocket, que vai do ombro direito do RT até o ombro esquerdo do LT, é a área mais segura(em teoria) para o QB ficar e executar os passes, esse é o grande trabalho da linha ofensiva, além de que o Center é responsavel pelo snap, jogando a bola para trás tendo em direção o QB ou então para o Half-Back.

Como falamos do Half-Back, vamos explicar como ele funciona,ele é o corredor do time, o cara que recebe a bola do QB ou diretamente do snap e corre com ela pelas rotas pré-estabelecidas antes da jogada. Normalmente os HB são rápidos e agéis para escaparam melhor dos defensores, dar dribles de corpo ou quebrar tackles, alguns HB tem mais força que velocidade e vão trombando com a defesa adversária para ganharem as jardas e conseguirem levar seu time para frente, mas engana-se quem acha que eles correm sozinho contra toda a defesa, normalmente são acompanhados do Full Back, que faz o trabalho sujo e vai derrubando ou segurando os defensores mais próximos no começo da jogada para que os HB tenham tempo de ler como a defesa se portou quando ele recebeu a corrida e partiu para frente. E não é comum, mas alguns HB arriscam passe em determinadas situações e as vezes podem servir de Wide-Receivers.

Os Full Backs, como dito no outro parágrafo, são caras responsavéis pelo trabalho sujo durante as corridas, batendo de frente com os defensores que cheguem no caminho da rota de corrida e ou derrubam eles ou seguram eles tempo o suficiente para que os HB possam passar. Normalmente os FB são caras mais fortes que o HB justamente porque o trabalho principal deles não é correr com a bola e sim abrir caminho para que outros corram com a pelota. Algumas jogadas tem como o corredor o FB, normalmente são usadas para enganar a defesa fingindo que a bola foi para o HB, quando na verdade quem está correndo com ela é o FB e esse tipo de jogada vem crescendo nos últimos anos, antigamente os FB pareciam caras da linha defensiva e o único objetivo deles era abrir espaço para os HBs.

E vamos aos recebedores de bolas, os Wide-Receivers, são eles que correm as rotas de passes e tentam se desmarcar para receberem os passes livres ou com pouca cobertura para que não haja interceptações, após a recebeção se o WR tiver espaço, ele vai fazer o mesmo trabalho para escapar dos tackles que é feito pelo HB para conquistar mais jardas, por isso normalmente os WR são jogadores velozes. Esse é o grande trabalho dos Wide-Receivers, que acontece em pelo menos 80% das jogadas que participam, os outros 20% se dividem em jogadas onde eles servem de bloqueadores para os HB, fazendo um trabalho parecido com os FB, ou então quando acontece a jogada Reverse, que é quando após o snap, a bola é dada para o HB correr com ela e o WR vem de encontro a esse HB, pega a bola e parte correndo na direção oposta a do HB, invertendo a jogada, por isso o nome reverse.

Finalmente a última posição, os Tigh-Ends, que provavelmente é a posição mais versátil do jogo, eles podem atuar tanto como alguém da linha defensiva ajudando a proteger o QB no pocket ou então a abrir espaço para o HB passar pela linha defensiva ou então atuar como um WR e correr uma rota de passe, normalmente supreendendo a defesa dependendo da rota de passe, pois as vezes eles fazem uma rota inesperada para um cara tão pesado como eles. Na maioria das jogadas eles correm rotas curtas e recebem passes de 6, 7 jardas, pois assim eles conseguem ficar livres enquanto o resto da defesa se preocupa com os WR e a tentativa de derrubar o QB.

É isso, todas as posições do ataque estão explicadas, qualquer dúvida é só perguntar na caixa de comentários e para finalizar, explicar o conceito geral de um ataque da NFL, o objetivo é fazer o Touchdown ao fim da drive(conjunto de todas as jogadas), sendo que a cada jogada o objetivo inicial é conseguir 10 jardas em quatro descidas, são quatro tentativas para isso e a jogada para a cada tackle ou saída para fora do campo ou passe incompleto e a cada jogada, a posição onde o jogador foi derrubado ou ele saiu com a bola, é onde a próxima irá começar e o relógio só para mediante a pedido de tempo ou quando o jogador sai pra fora com a bola, caso não consigam o TD, o ataque tem duas opções, a primeira é chutar a bola e tentar o Field-Goal se eles estiverem em uma posição de campo onde o chute seja de 55 jardas ou menos(alias de 50 pra cima, o chute é extremamente dificil) ou então devolver a bola através do Punt, mas esses dois eu explico melhor quando o time de especialistas da equipe for o assunto.

E hoje tem jogo da NFL, acho que passará na bandsports, não tenho certeza pois la em casa a operadora de TV a cabo ainda não tem esse canal, mas o jogo de hoje a noite não vale pra nada, Bengals está um lixo essa temporada e o Steelers chega a dar pena do Big Ben porque a linha ofensiva não segura nada e toda hora ele sofre seus sacks, a defesa do time por outro lado é uma das melhores da liga. Valeria a pena ver apenas pelo Chad, ex-Johson, Ocho Cinco e pelo Ben
Roethlisberger, mas os dois estão bem malzinhos essa temporada.

2 comentários:

Danilo disse...

Cara, parabéns pelo blog. Esse post em especial me ajudou um bocado porque gosto de NFL mas sou muito leigo, não sabia o que era um Tight End, por exemplo. Estou no aguardo para as posições de defesa e de especialistas em breve!

Abraços!

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!